Romance de Formação

Exibições recentes

RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO – SÃO PAULO
De 7 a 27 de dezembro, o CineSESC realiza, em São Paulo, a 13ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro. Na edição de 2012, Romance de Formação é um dos longas que compõem a programação da mostra, que reúne mais de 80 títulos lançados entre novembro de 2011 e outubro de 2012. O filme será exibido dia 12/12, quarta-feira, às 14h.

Para mais informações, acesse www.sescsp.org.br.

EM CARTAZ
Romance de Formação estreou nos cinemas em 11 de maio de 2012, entrando em cartaz nas cidades de Brasília, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São Paulo, Palmas e Salvador.

UNIVERSIDADES
Romance de Formação teve sessões especiais com debates nas universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), PUC-Rio e na Universidade de São Paulo (USP).

MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO – FORTALEZA
Com curadoria de Guto Parente, a mostra tem exibição do filme Romance de Formação, seguida de debate com a realizadora Ticiana Lima. Saiba mais.


Sobre o filme

CRÍTICA NA REVISTA CINÉTICA
por Fabian Cantieri

“Romance de Formação levanta um panorama, poucas vezes aprofundado na história do cinema brasileiro, que distorce a chave utópica dos livros como salvação. Seja ela da nação, do mundo ou de si mesmo.”

Para continuar lendo, clique aqui.

____________________________________________________________________

PERSONAGENS AUTORES
por Carlos Alberto de Mattos

Esse mote do crescimento individual e da busca do conseguimento se reflete na linguagem muito limpa do filme, no privilégio das simetrias e dos personagens ocupando o centro do quadro, ou seja, no controle de suas vidas.”

Para continuar lendo, clique aqui.

____________________________________________________________________

SOBRE “ROMANCE DE FORMAÇÃO”
por Ilana Feldman

“(…) fascinada pela beleza e pelo rigor dos enquadramentos – pelos modos como o filme se aproxima dos personagens e com eles co-encena – e absolutamente intrigada com a trajetória desses jovens e com o lugar que esse filme ocupa numa certa história do cinema e da sociedade brasileira.”

Para continuar lendo, clique aqui.

____________________________________________________________________

CRÍTICA – PAPO DE CINEMA
por Robledo Milani

Romance de Formação é uma obra singular dentro do cenário cinematográfico brasileiro. É um trabalho que serve como exemplo, tanto para a juventude nacional, quanto para os demais realizadores.”

Para continuar lendo, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>